SINDICATO RURAL E SENAR/MS REALIZARAM CURSO DE MANEJO NUTRICIONAL DE BOVINOS

22/12/2020

De 07 a 09 de dezembro de 2020 foi realizado o curso de Manejo Nutricional de Bovinos, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/MS, em parceria com o Sindicato Rural. O instrutor Jonilson Araújo da Silva Motta explicou que foram oferecidas aulas teóricas e práticas sobre o manejo nutricional.

O curso tem como objetivo conhecer os alimentos para nutrição de bovinos, utilizando as forragens e grãos disponíveis na região. O curso teve carga horária de 24 horas e participação de 6 alunos.

O curso teve como programação: Eixo mobilizador - noções básicas de aparelho digestivo do animal e doenças metabólicas - noções básicas sobre alimentos e nutrição: volumoso, concentrados protéicos e energéticos, minerais e vitaminas. - alimentos volumosos: definição, importância, cálculos de plantio e fornecimento - pastagens: definição, importância, variedades e métodos de pastejo - silagem; feno; cana-de-açúcar; mandioca - capineiras: milho, milheto e capim elefante (napier) - concentrados: definição, importância (grãos e seus resíduos) - minerais e vitaminas: definição, importância. - suplementação - estratégias de alimentação por categoria animal - instalações adequadas e cochos - temas transversais medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento).

O Sindicato Rural de Paranaíba agradece o instrutor e alunos e informa que a agenda de novos cursos estará disponível no site www.sindicatoruralparanaiba.com.br/agenda a partir de 2021.

Para maiores informações no Sindicato Rural de Paranaíba ou pelo telefone (67) 3668-1017.