SINDICATO RURAL E SENAR/MS REALIZARAM CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS CONVENCIONAL E EM TEMPO FIXO

15/03/2021

No dia 22 e 26 de fevereiro de 2021 foi realizado o curso de inseminação artificial em bovinos convencional e em tempo fixo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/MS em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba-MS. O instrutor Durval Martins da Silveira explicou que foram oferecidas aulas teóricas e práticas sobre de inseminação artificial em tempo fixo e convencional. O curso tem como objetivo aperfeiçoar profissionais nas técnicas de inseminação artificial em tempo fixo e convencional. O curso teve carga horária de 40 horas e participação de 6 alunos.

O curso teve como programação: eixo mobilizador - introdução - infraestrutura - materiais e equipamentos - anatomia e fisiologia do sistema reprodutor de fêmeas bovinas - boas práticas de manejo - inseminação artificial - ia - inseminação artificial em tempo fixo - IATF - estação de monta - higiene na prática da inseminação - prática de manejo do botijão, montagem do aplicador de introdução de pipetas em peças anatômicas do aparelho reprodutivo da fêmea - prática da sequência de ia nas fêmeas bovinas. O Sindicato Rural de Paranaíba agradece o instrutor, alunos e o proprietário da fazenda, senhor Gilmar Ferraz Macedo, onde foram realizadas as aulas práticas do curso.

O Sindicato informa que a agenda de novos cursos está disponível no site www.sindicatoruralparanaiba.com.br/agenda. Para mais informações ir até o Sindicato Rural de Paranaíba ou pelo telefone (67) 3668-1017.