Sindicato Rural de Paranaíba abre as inscrições no programa de Assistência Técnica e Gerencial em Agroindústria para auxiliar produtores na formalização de produtos artesanais.

20/08/2022

O Senar MS e o Sindicato Rural de Paranaíba estão mobilizando produtores rurais de Paranaíba para participação na ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) em Agroindústria, que representa uma oportunidade para valorizar ainda mais a produção artesanal.

O programa tem como objetivo atender agroindústrias artesanais e assisti-las desde o recebimento da matéria-prima até a sua comercialização. Dentre esses trabalhos, serão abordados a questão da agregação de valor aos produtos dos pequenos e médios empreendimentos, segurança alimentar, a gestão de estabelecimentos e formalização dos produtos que estão sendo elaborados nessas agroindústrias.

Serão 24 meses de atendimento, com visitas mensais de 4 horas cada. O perfil do produtor a ser contemplado é voltado à mão de obra familiar, que comprem ou têm a matéria-prima dentro da propriedade, e produza de modo artesanal ou tradicional.

O programa auxilia o produtor em todas as etapas de regularização dos produtos, bem como na obtenção do Selo Arte, a certificação sanitária do estado. Durante o programa serão abordamos questões como boas práticas de fabricação, marketing, rotulagem, embalagem, segurança alimentar, gestão, comercialização e formalização, que é a certificação desses produtos, que atesta a segurança alimentar e qualidade ao consumidor final. A assistência faz diagnósticos personalizados, com cada agroindústria. As visitas têm o intuito de visualizar a situação de cada propriedade. Não é um programa padrão e sim um atendimento personalizado, buscando sempre melhorar nos pontos que os produtores mais precisam.

Os produtores já produzem com muita excelência, e buscam agora a formalização dessa produção. O objetivo é incentivá-los já que através dessa certificação, eles poderão vender os produtos em locais que antes não era possível, além de aumentar a rentabilidade e a qualidade de vida desses grupos. Com isso, o programa pode estimular também a sucessão familiar nessas propriedades.

Os produtores interessados em participar do programa ATeG Agroindústria poderão fazer a sua inscrição e obter maiores informações na secretaria do Sindicato Rural de Paranaíba.