Sindicato e Senar/MS ministram o Curso de Inseminação Artificial.

O curso com duração de 40 horas foi realizado na Fazenda Prata.
11/12/2019

O avanço da inseminação artificial na pecuária brasileira tem sido intenso, o que demonstra que as vantagens oferecidas pela técnica são muito grandes. Entretanto, para que sua adoção seja um sucesso é fundamental um bom treinamento para os responsáveis por sua aplicação na propriedade. Com a inseminação, o pecuarista poderá ter acesso à genética de reprodutores de alto padrão, a baixo custo. Por isso, o Senar MS oferece o curso “Inseminação Artificial”, que tem o objetivo de compreender e aplicar os conhecimentos científicos disponíveis na área de inseminação artificial de bovinos, participando efetivamente de atividades teórico-práticas.

O conteúdo programático do curso se baseia em considerações gerais sobre inseminação artificial, organização e planejamento da propriedade para a implantação da inseminação artificial, noções de anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino, identificação do cio, horário da inseminação artificial, considerações gerais sobre o sêmen, prática de introdução de pipetas, manejo de Botijão, procedimento seqüencial da inseminação artificial, medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento). O médico veterinário e instrutor de uma das turmas, Wilson Pereira da Silva afirma que o uso na inseminação artificial traz muitos benefícios ao produtor e uma prática muito recorrente no nosso Estado. “A inseminação artificial acelera o ganho genético, padroniza o rebanho e com isso agrega valor ao lote de animais”, explicou. O curso  foi realizado no período de 25 a 29 de novembro e teve duração de 40 horas, sendo a parte teórica no Sindicato Rural e a prática na Fazenda Prata.

Segundo a mobilizadora do Senar/MS em Paranaíba Ana Claúdia com este curso foi encerrada a agenda para o ano de 2019. “Já estamos divulgando a agenda para os cursos do ano de 2020. Lembrando os cursos são gratuítos, as inscrições são realizadas no escritório do Sindicato Rural e no final do curso o aluno participante recebe certificado”.