Sindicato e Senar ministram curso de Manejo Nutricional de Bovinos.

17/08/2019

A nutrição impacta diretamente os custos e a produtividade na pecuária. Conhecer as maneiras corretas da alimentação animal é fundamental para quem pretende iniciar a atividade ou pra quem já trabalha com gado de corte e leite. Além disso, acadêmicos da área de engenharia agronômica também precisam estar munidos destas informações para atuarem no campo. Pensando nisso, o Sindicato Rural forneceu, gratuitamente e em parceria com o Senar, de 18 a 20 de julho, o curso “Manejo Nutricional de Bovino”, arregimentando 09 alunos.A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Senar, Manoel Francisco da Silva Fernandes, os alunos conheceram os alimentos para nutrição de bovinos, utilizando as forragens e grãos disponíveis na região. Constou da programação:

- EIXO MOBILIZADOR

- NOÇÕES BÁSICAS DE APARELHO DIGESTIVO DO ANIMAL E DOENÇAS METABÓLICAS

- NOÇÕES BÁSICAS SOBRE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO: VOLUMOSO, CONCENTRADOS PROTÉICOS E ENERGÉTICOS, MINERAIS E VITAMINAS.

- ALIMENTOS VOLUMOSOS: DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA, CÁLCULOS DE PLANTIO E FORNECIMENTO

- PASTAGENS: DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA, VARIEDADES E MÉTODOS DE PASTEJO

- SILAGEM; FENO; CANA-DE-AÇÚCAR; MANDIOCA

- CAPINEIRAS: MILHO, MILHETO  E CAPIM ELEFANTE (NAPIER)

- CONCENTRADOS: DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA (GRÃOS E SEUS RESÍDUOS)

- MINERAIS E VITAMINAS: DEFINIÇÃO, IMPORTÂNCIA.

- SUPLEMENTAÇÃO

- ESTRATÉGIAS DE ALIMENTAÇÃO POR CATEGORIA ANIMAL

- INSTALAÇÕES ADEQUADAS E COCHOS

- TEMAS TRANSVERSAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA NO TRABALHO, MEIO AMBIENTE, NOVAS EXIGÊNCIAS PROFISSIONAIS E CIDADANIA (DESENVOLVIDOS AO LONGO DO EVENTO)