Senar/MS e Sindicato Rural realizaram Dia de Campo – Floresta Plantada

26/11/2019

Com objetivo de atender a demanda dos produtores rurais interessados em aperfeiçoar a atividade de floresta plantada no município de Paranaíba e região, o Senar/MS em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba realizou no último sábado, dia 23/11, um dia de campo onde foram apresentadas informações sobre a importância da heveicultura para o Mato Grosso do Sul e a realização de duas estações de visita:

Estação 1: Como realizar a sangria de maneira correta;

Estação 2: Avaliação da qualidade da sangria

Com apoio do programa ATeg do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, produtores e sangradores de seringueiras tiveram acesso a palestras e visitação na propriedade Santa Rita de Cássia, do produtor Sr.Claucio Castanha, que há dois anos recebe ATeG – Assistência Técnica e Gerencial e já apresenta resultados expressivos na produtividade.

Tecnologia e rentabilidade – Segundo relato da engenheira agrônoma Daniela Sabino, o objetivo principal do dia de campo foi atender a demanda dos produtores interessados em adquirirem mais conhecimentos sobre a heveicultura. “Depois levamos os convidados para os campos, reforçando os benefícios que as sangria correta traz”, argumentou. Nesta etapa também estiveram participando os sangradores que trabalham diretamente na extração do látex. Daniela explicou que somente na região de Paranaíba existe em torno de 2 mil hectares de seringueiras plantadas. Na região toda da Costa Leste são cerca de 22 mil hectares. O presidente do Sindicato Rural Nilo Alves Ferraz, ficou contente com o resultado do Dia de Campo. “Estamos fazendo nossa parte trazendo ao produtor a parte da teoria e da prática, pois acreditamos que esse pode ser o diferencial do sucesso ou não da produção. A Costa Leste é forte na heveicultura devido ao diferencial do clima da região que é propício para a lavoura”.