MANEJO BÁSICO DE BOVINOS DE LEITE

06/10/2020

De 28 a 30 de setembro foi realizado o curso de Manejo Básico de Bovinos de Leite, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS, em parceria com o Sindicato Rural. A instrutora Karine keyzy  dos Santos Lemes explicou que foram oferecidas aulas teóricas e práticas no Sítio Santo Antônio (Mauro Braga) sobre o correto manejo de bovinos de leite.

O curso tem como objetivo executar corretamente o manejo de bovinos de leite, em todas as fases produtivas, garantindo eficiência na produção de leite com qualidade. O curso contou com uma carga horária de 24 horas e participação de 7 alunos.

O curso teve como programação: Eixo mobilizador - introdução (a missão e os objetivos do SENAR/AR/MS e objetivos do evento); medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e mercado de trabalho. Volumosos suplementares. Suplementação do rebanho leiteiro. Noções básicas sobre o aparelho digestivo de ruminantes jovens. Cuidados com a vaca antes e depois do parto. Atendimento a bezerra recém-nascida. Colostro. Sistemas de aleitamento. Identificação, acomodação e descorna de bezerras. Tetos supranumerários de bezerras. Criação de novilhas leiteiras. Condição corporal. Manejo reprodutivo. Manejo de vacas em lactação. Secagem das vacas. Manejo de vacas secas.

O Sindicato Rural de Paranaíba agradece o instrutor e alunos e informa que a agenda de cursos está disponível no site www.sindicatoruralparanaiba.com.br/agenda.

Para maiores informações no Sindicato Rural de Paranaíba ou pelo telefone (67) 3668-1017.