Iagro emite 1º certificado de estabelecimento livre de brucelose e tuberculose em MS.

Estado conta agora com um estabelecimento rural devidamente certificado como “Estabelecimento Livre de Brucelose e Tuberculose".
Agroin
24/10/2018

O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Produção Rural) e da Iagro (Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) entregou dia 2, o primeiro certificado dessa natureza a um estabelecimento agropecuário sul-mato-grossense. O primeiro certificado de Estabelecimento Livre de Brucelose e Tuberculose no Estado emitido pela Iagro foi entregue para a Agropecuária Missões, em Dourados, do produtor rural Lineu Pasqualotto. O estabelecimento cumpriu todas as exigências sanitárias previstas pelo governo federal para a erradicação da brucelose e tuberculose em seu rebanho. A certificação foi assinada pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro, pelo diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiocheta e o superintendente da SFA/MS, Celso Martins.

Na avaliação do secretário Jaime Verruck, “demos um passo importante para a vigilância sanitária em Mato Grosso do Sul. O estabelecimento certificado prepara o lançamento de seu leite tipo A e já terá um diferencial no mercado. Além disso, deve inspirar outros estabelecimentos do setor a se credenciar para a certificação. Esse ato, simbólico, é mais uma comprovação do sucesso do diálogo e da ação conjunta entre o Governo do Estado, União e o setor privado”. “Esse é um processo inédito no Estado que durou cerca de dois anos e seguiu todo o protocolo e requisitos exigidos na Instrução Normativa nº 10 de 3 de março de 2017 do Mapa e legislações complementares. Fruto do trabalho dos técnicos da Iagro, que fizeram todo o acompanhamento junto à propriedade para que chegássemos aos níveis de vigilância sanitária necessários para o estabelecimento receber o certificado”, lembrou o Luciano Chiochetta.

O proprietário da Agropecuária Missões, Lineu Pasqualotto, informou que “esse controle que fizemos é uma exigência para a produção de leite Tipo A, que vamos lançar em breve. Temos um controle de qualidade rigoroso em nossa empresa para atender as exigências do mercado. A segurança alimentar é fundamental”. Em Mato Grosso do Sul, a Iagro e SFA/MS integram o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Há três anos, em outubro de 2015, a Fazenda Experimental Nhumirim, da Embrapa Pantanal, recebeu das SFA/MS o certificado de propriedade livre de Brucelose e Tuberculose do Mato Grosso do Sul neste ano. O certificado entregue pelo Governo do Estado, foi o primeiro emitido pela Iagro e o primeiro para um estabelecimento rural com produção voltada para a indústria. A certificação da Agropecuária Missões tem validade até 24 de setembro de 2019. Após esse prazo, novos procedimentos deverão ser realizados para a renovação do documento. Para Celso Martins, da SFA/MA, “a entrega desse certificado tem um simbolismo muito forte. O PNCEBT é um programa que iniciamos há 18 anos e vem ganhando corpo para superar as dificuldades públicas e do setor privado. Esse momento é um marco para definirmos novos caminhos a esse programa, que é extremamente importante para a sanidade da pecuária no Brasil”.