Evento do Projeto Agrinho 2019 no Aporé e Tamandaré foi realizado com sucesso.

O projeto foi realizado nos Distritos do Aporé e Tamandaré.
03/09/2019

Foi realizado no último dia 28/08 o 1º Workshop na Escola Municipal Dona Maria Paula de Oliveira, distrito do Tamandaré. Este ano o Projeto Escola Agrinho teve o tema “Comunidade Vida; um olhar para o lixo”. O Projeto Agrinho é de responsabilidade do Senar-MS em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba e contou com a organização da SEMED- Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Paranaíba.

Segundo explicou Maria Ângela Pedroso, coordenadora do Programa Agrinho em Paranaíba, “dentro do tema proposto as escolas participantes elaboram um projeto de acordo com a necessidade local para desenvolver um trabalho junto com os alunos. No Tamandaré o Projeto “Quintal Agro ecológico - a produção integrada e sustentável”, e no Aporé na escola municipal Capitão Altino Lopes onde as principais ações desenvolvidas fizeram o uso da tecnologia como forma de pesquisa, de estudo e de experimento

Estiveram participando do evento o presidente do Sindicato Rural Nilo Alves Ferraz, a coordenadora do Programa Agrinho em Paranaíba, Maria Ângela Pedroso, mobilizadora do  Senar em Paranaíba, Ana Claúdia Andrade e representando o secretario municipal do Meio Ambiente Rony Miziara, o engenheiro ambiental Sindoley Morais.  Os alunos e professores participantes do projeto receberam medalhas do projeto do ano de 2017 e 2018.

Agrinho

O Agrinho é o programa de maior responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL, que visa o despertar da consciência de cidadania por meio do desenvolvimento de temas transversais tendo como linha condutora a Ética e a Sustentabilidade com foco na conexão campo-cidade, que orientam e legitimam a busca de transformações da realidade local e de seus sujeitos sociais.

Em Mato Grosso do Sul, o Programa Agrinho é desenvolvido no Ensino Fundamental das escolas da rede pública em parceria com as Secretarias Municipais e de Estado de Educação. Dessa maneira, o programa trabalha com uma proposta pedagógica baseada na Interdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa, abordando  temas relacionados à ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo, e temas locais,  com enfoque na preservação ambiental.