Corpo de Bombeiros Militar em Paranaiba realiza formação de brigada florestal em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba e a ASSOPARC

16/07/2023

Nesta terça-feira (11), o 4°Subgrupamento de Bombeiros Militar em Paranaiba realizou formação de brigada florestal em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba e a Associação dos Produtores e Agricultores da Região dos Coqueiros (ASSOPARC).

A capacitação faz parte do planejamento de prevenção integrada do comando da instituição considerando a legislação estadual e federal vigente.

O público alvo foram os produtores e funcionários das áreas rurais próximas, contemplando 30 alunos que tiveram instruções com noções de atendimento pré-hospitalar e combate e prevenção aos incêndios florestais.

Com base na grade curricular da norma técnica do Corpo de Bombeiros Militar n. 17, foram demostrados e praticados ações em casos de desmaios por inalação por fumaça, picada de animais peçonhentos, fraturas ou suspeita de fraturas, noções sobre teoria e comportamento do fogo, confecção de aceiros, combate direto e indireto e outros assuntos pertinentes.

Durante a formacao, foram manuseados equipamentos e ferramentas como abafadores, bombas costais, sopradores, roçadeira e maquinários .

O Sindicato Rural de Paranaíba estará entrando em contato com alguns associados, em diversas áreas do município, para a realização de novos cursos como este, com o objetivo de formação de diversas brigadas de combate à incêndios e aproveita a oportunidade para agradecer à todos aqueles que colaboraram e participaram deste primeiro curso.