Skip directly to content

Com a Turquia fora das compras, as exportações brasileiras de gado vivo registram recuo de 53,2%.

Por: 
Noticias Agrícolas
29/06/2020

As exportações de gado vivo registraram uma desaceleração nos últimos cinco meses com a Turquia fora das compras. O médico veterinário e especialista em exportação de gado vivo, Eduardo Lund, explica que três fatores impactaram nas compras da Turquia pelo o produto Brasileiro. 

“O primeiro fator que deixaram eles afastados das compras foram os estoques que estavam abastecidos. O outro fator foi a disseminação do coronavírus que também comprometeu a economia local e a desvalorização da moeda turca em relação ao dólar dificultou as novas negociações”, comentou. 

Os primeiros 5 meses de 2020, o Brasil exportou um total de cabeças de 104.284, 53,2% menor que o mesmo período de 2019, onde havíamos embarcado 222.749 animais. “Os volumes embarcados estão menores em todos os meses analisados exatamente pela conjuntura atual da pandemia”, ressaltou o analista de mercado, Aron Ferro. 

De acordo com o levantamento realizado pela a Scot Consultoria, a Turquia, historicamente o principal país comprador do produto brasileiro, reduziu em 68,2% o volume na mesma comparação.

 

A consultoria ainda ressaltou que o valor pago por cabeça na média esteja maior (em valores nominais), não supre a grande diferença no número de cabeças, a receita obtida em 2020 é de US$38,7 milhões, contra US$71,2 milhões em 2019.

A Auditora Fiscal Federal Agropecuária responsável pelo controle de trânsito do MAPA, Soraya Elias Marredo, informou que novos processos de fiscalização de animais para a Turquia foram retomados na última semanas. “Com as negociações resolvidas, vamos retomar as exportações e temos vários processos de auditorias para realizar para os envios para a Turquia e alguns para o Egito, que tem se destacado”, explicou Marredo. Lund destaca que na última semana a Turquia informou que vai comprar 300 mil cabeças de gado vivo, sendo 200 mil da américa e 100 mil da europa. “Com a retomada das compras turcas, podemos ter uma bom desempenho das exportação no segundo semestre. No entanto, não vamos ver o mesmo volume exportado que nos anos anteriores”, afirmou o médico veterinário. 

Os compradores turcos têm preferência por comprar animais de raça europeia, na qual o Rio Grande do Sul possui demanda para atender. “O Uruguai é um grande competidor com o produto brasileiro, porém um ponto que favorece o Rio Grande do Sul é que as negociações são realizadas com empresas privadas, enquanto, no Uruguai as compras devem ser negociadas com o próprio governo”, pontua.