Sindicato e Senar/MS realizaram curso de Casqueamento de equídeos
Casqueamento é o conjunto de cuidados com os cascos dos equídeos, que deve ser iniciado a partir dos dois meses de vida do animal. Trata-se da higienização, correção do desvio para desenvolvimento correto da locomoção e nivelamento com o solo. Estes cuidados são fundamentais para atividades que envolvem lazer, esporte e trabalho. O casco é a base de sustentação do peso dos equídeos, interferindo na saúde e na locomoção dos animais. A manutenção deve ser feita em todo o grupo de equídeos, o qual inclui animais como cavalo, pônei, asno ou burro, e até mesmo selvagens, como as zebras.
A manutenção em alguns casos leva apenas 20 minutos e proporciona aumento de até 30% na produtividade do animal, segundo o instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul, Hermínio Frangiotti Cardoso. Nos dias 26 e 27 de Outubro o Senar/Ms ofereceu o Curso de Casqueamento e Manutenção de Cascos de Equídeos para habilitar produtores a realizar adequadamente este cuidado.
Para o instrutor, a prática proporciona maior expectativa de vida e fortalecimento da estrutura do animal. “A manutenção é simples e é recomendado que aconteça pelo menos a cada 30 dias em animais estabulados ou a campo”. Hermínio ressaltou que esta prática está consolidada no campo. “O casqueamento e manutenção de cascos é uma atividade necessária, presente em 90% do nosso meio rural”, destacou. O curso Casqueamento e Manutenção de Cascos de Equídeos teve carga horária de 16 horas.