PROGNÓSTICO CLIMÁTICO PARA MATO GROSSO DO SUL
Tanto no período de 15 a 23 de julho e no segundo período 23 a 31 de julho de 2020 – Neste período não há expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul. Espera-se condição de tempo firme, grande amplitude térmica com elevadas temperaturas e umidade relativa do ar resultando em valores abaixo de 30% à tarde, considerado estado de atenção segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, procurar umidificar ambientes e evitar aglomerações. Ressalta-se que é necessário o acompanhamento de atualizações futuras para confirmação da tendência.
Anomalia de precipitação e temperatura para o mês de agosto de 2020 conforme prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)
- Precipitação
Através do mapa relacionado ao prognóstico climático divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, segue abaixo o total de precipitação estimado para o mês de agosto de 2020 juntamente com a classificação acima ou abaixo da normalidade para o Estado de Mato Grosso do Sul dividido em mesorregiões.
Mesorregião centro-norte: estimado em até 20 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva abaixo da média da normalidade
Mesorregião pantaneira: estimado até 40 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva normal a ligeiramente abaixo da normalidade.
Mesorregião leste: estimado em até 160 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva ligeiramente acima da normalidade
Mesorregião sudoeste: estimado até 230 milímetros/mês classificado como quantidade de chuva acima da normalidade.
- Temperatura
Historicamente, o mês de agosto possui variação de temperatura em Mato Grosso do Sul entre 14 °C a 35 °C, onde a região sul se espera temperaturas mais baixas e a região pantaneira com temperaturas mais elevadas, conforme a normal climatológica de 1981 a 2010 realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Através do mapa relacionado ao prognóstico climático divulgado pelo mesmo instituto, segue abaixo a anomalia de temperatura estimado para o mês de agosto para o Estado de Mato Grosso do Sul. É possível observar que grande parte doe Estado está indicado em coloração laranja indicado que as temperaturas estarão acima da média, especialmente na região pantaneira. Apenas a região do bolsão está indicada com temperaturas ligeiramente abaixo da normalidade.
Prognóstico Climático para o Período Julho, Agosto e Setembro (2020) conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Na Região Centro-Oeste, o período seco já teve início durante a estação de outono de 2020 e a tendência é de ocorrer diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%. Desta forma, a previsão para o inverno indica alta probabilidade de as chuvas ocorrerem dentro a ligeiramente abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto no centro-sul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas deverão ser acima da média como mostra a figura (a).
As temperaturas deverão permanecer acima da média, devido a permanência de massas de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais como mostra a figura (b). Em algumas localidades do leste do Mato Grosso do Sul, as temperaturas poderão ser ligeiramente abaixo de seus valores climatológicos, devido à passagem de algumas massas de ar frio mais continentais que podem reduzir as temperaturas.
Franciane Rodrigues
Física e Mestra em Meteorologia
Coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul Lei 13.691 de 10 de julho de 2018.