Lácteos: mercado fraco na primeira quinzena de março no atacado e no varejo
O mercado atacadista de produtos lácteos fechou a primeira quinzena de março com ligeira queda. Na média de todos produtos pesquisados pela Scot Consultoria o recuo foi de 0,6%, frente à quinzena anterior. O leite longa vida (UHT) ficou praticamente estável no período, com queda de 0,1%. O produto fechou cotado, em média, em R$2,55/litro. Desde a segunda quinzena de janeiro os preços do produto vêm andando de lado, sem muitas alterações. O consumo de leites fluídos mais fraco na primeira semana de março, devido ao feriado de Carnaval, contribuiu para que esse cenário de estabilidade continuasse.
No varejo, em São Paulo, a situação foi de preços mais firmes. Na média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria o aumento nos preços foi de 0,3% nos primeiros quinze dias de março. O UHT também ficou praticamente estável, com alta de 0,1%. O produto está cotado, em média, em R$3,36/litro. Em relação ao mesmo período do ano passado a cotação do produto está 20,0% maior nas gôndolas paulistas este ano. Para curto e médio prazos a expectativa é de mercado firme devido à queda de produção da matéria-prima (leite cru) nas principais regiões produtoras. Do lado da demanda também espera-se uma melhora em relação a primeira quinzena do mês. Vale lembrar que a intensidade destas altas deverá ser modulada pela demanda.