Skip directly to content

Curso ensina produtores a fabricar conservas e aumentar rendimento da produção

Por: 
Silvana Machado
23/11/2017

Seguindo a tendência do crescimento no ramo de hottofrúti e visando a necessidade de mão de obra especializada na área, foi realizado de 16 a 17 de novembro, no município de Paranaíba, na Escola Capitão Altino, Distrito Aporé, o curso “ Produção de Conservas de Hortaliças”.

 

A capacitação foi realizada pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul). O consumo das conservas, além de ser complemento na alimentação familiar e alternativa para o excedente da produção, é fonte de renda para o produtor e trabalhador rural e a comercialização do produto é rentável. 

 

O curso de Produção de Conservas de Hortaliças teve a  duração de 24 horas, foi ministrado pela instrutora Eunice Carvalho Ramos, contou a participação de 11 alunos e abordou práticas de manipulação de alimentos e processo de esterilização de vidros. A durabilidade da conserva ainda valoriza o produto e permite o aproveitamento de  hortaliças como cebola e picles.

 

“Além de aproveitar esses produtos, que podem durar até 18 meses, a fabricação agrega valor.A instrutora do Senar/MS, Eunice, contou que a produção de conservas é resumida como colocar horta dentro de vidros. “Usamos essa expressão para evidenciar a qualidade e o sabor que as conservas têm”, explicou.