Skip directly to content

Curso de Sangria de Seringueiras.

O curso foi ministrado com o produtor Manoel Ferreira.
Por: 
Silvana Machado
03/04/2019

O Sindicato Rural de Paranaíba em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), ministrou nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro,  o curso Sangria de Seringueira, que visou o aprendizado com o látex para comercialização.

 

Os alunos aprenderam a fazer a escolha das árvores para a sangria, abertura e preparo do paínél, sistemas e frequência de sangria, com equipagem das árvores aptas, consumo de casca na sangria, e sangria. Uso e aplicação de estimulantes, horária de sangria, número de árvores por sangrador, tratamento do painel e coleta, armazenamento e comercialização.

 

A parte teórica do curso aconteceu no Sindicato Rural de Paranaíba e a prática ministrada pela instrutora Daniele Sabino aconteceu em parceria com o produtor Manoel Ferreira. De acordo com Daniele o objetivo do curso é ensinar aos alunos a extrair o látex da seringueira para comercialização, utilizando-se de processos tecnológicos adequados. Na programação do curso constou, eixo mobilizado,a missão e os objetivos do SENAR/MS e os objetivos do evento.