Skip directly to content

Até quando? Terceiro acidente causado por pontes de madeira em péssimas condições nos últimos 4 meses em Paranaíba.

18/08/2024

Até quando?
Terceiro acidente causado por pontes de madeira em péssimas condições nos últimos 4 meses em Paranaíba.

Ocorreu no último dia 13 de agosto, na região da antiga propriedade do Sr. Filogonio,mais um acidente causado por ponte de madeira em péssimas condições de conservação com o tráfego de veículos liberado. É o terceiro acidente com as mesmas causas que ocorreu nos últimos quatro meses. Graças à Deus, em todos eles, os danos foram apenas materiais.

Causa medo e revolta nos produtores rurais, a quantidade de acidentes causados por pontes em péssima condições de tráfego em curto espaço de tempo, principalmente em virtude dos altos valores de impostos pagos para esta finalidade (Fundersul e ITR), dos ofícios enviados aos secretários municipais responsáveis não atendidos, e as promessas realizadas pelo Prefeito Municipal que não se concretizaram até agora (construção de 6 pontes de concreto, substituição de pontes de madeira por aduelas de concreto, mata-burros de concreto e etc).

É preocupante também a irresponsabilidade dos governantes locais que, mesmo conhecendo as condições precárias de diversas pontes de madeira em estradas municipais, nada fazem. Nem a interdição e muito menos a manutenção, demonstrando um total desrespeito com os produtores rurais. São muitos também os casos de pontes com placas ou faixas de interdição colocadas há vários meses ao lado de pontes sem a realização da obra.

Dos últimos quatro acidentes ocorridos em pontes de madeira no município de Paranaíba, nos 3 de maior gravidade havia a indicação de vereador ou do Sindicato Rural de Paranaíba aos governantes municipais para a interdição e realização de obra de manutenção pelo risco de ocorrerem acidentes. Nada foi feito pelas autoridades competentes até a ocorrência dos acidentes, todos sem vítimas fatais apenas danos materiais. Uma clara demonstração de desrespeito e irresponsabilidade com os produtores rurais.

Existem várias pontes de madeira em estradas municipais em situações semelhantes às que ocorreram os acidentes cujo trânsito de veículos encontra-se liberado.