Skip directly to content

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), com o respaldo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançam a campanha “Leão Amigo da Criança, do Adoles

07/04/2025

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), com o respaldo da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançam a campanha “Leão Amigo da Criança, do Adolescente e do Idoso”, que visa a arrecadação de fundos através do imposto de renda para projetos assistenciais.

A Campanha tem como principal objetivo mobilizar contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas) a destinarem parte do seu imposto de renda para o financiamento de projetos e programas locais de amparo a crianças, adolescentes ou idosos.

Como DOAR
Neste ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de maio.

Para contribuir, pessoas físicas que declaram o IR por meio do modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido para os Fundos Municipais (3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso).

Já as pessoas jurídicas que apuram a tributação pelo Lucro Real podem escolher um dos fundos e contribuir com 1% do IR.

ESSA DESTINAÇÃO NÃO GERA CUSTO PARA O CONTRIBUINTE

Ao fazer a doação para os Fundos da Criança e/ou do Idoso, o contribuinte não precisa desembolsar nenhum valor extra. Caso tenha imposto de renda a restituir, uma parte da restituição pode ser destinada ao fundo escolhido.

Se, por outro lado, houver imposto de renda a pagar, em vez de o valor total ser recolhido diretamente para a Receita Federal, a quantia doada será direcionada ao fundo selecionado.
Isso significa que o valor total do imposto a pagar não aumenta, apenas muda o destino de parte do montante, garantindo que ele seja investido diretamente em projetos sociais locais.

As entidades participantes da CAMPANHA são: Obra Social Sant´Ana “Lar dos Idosos”, Associação Joanna de Angelis, Obras Sociais Jesus Consolador, Instituto Irmã Emiliana, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE e Associação de Assistência e Promoção Social “Lourdes Moraes Paiva” - Casa da Criança.