No curtíssimo prazo, tudo indica, vem aí uma arroba mais alta.
Nesta terça-feira, o mercado físico do boi gordo voltou a registrar um movimento de alta nos preços da arroba em algumas praças pecuárias. Destaque para o aumento de hoje na região de Cuiabá, em Mato Grosso, onde a arroba subiu para R$ 188, à vista, uma elevação de R$ 2/@ sobre o preço registrado no dia anterior, de acordo com dados da Informa Economics FNP.
No Estado de Mato Grosso, a dificuldade de compra de animais em volumes mais significativos ofereceu suporte a altas nos preços da arroba, justifica a consultoria paulista.
Além da retenção de gado terminado em função da boa qualidade do pasto, o excesso de umidade devido às fortes chuvas em algumas localidades tem prejudicado a condição das estradas e a disponibilidade de maiores carregamentos de lotes para atender aos pedidos das plantas frigoríficas, destaca a FNP.
Segundo a consultoria, em praticamente todas as importantes regiões pecuárias, boa parte dos pecuaristas continua represando grandes ofertas de animais no campo em função do bom suporte de massa verde.
Paralelamente, diz a FNP, as indústrias frigorificas continuam com escalas de abate apertadas, num momento em que o consumo doméstico de carne bovina costuma registrar recuperação, devido ao pagamento dos salários no início de cada mês.
Porém, de acordo com a FNP, nesta terça-feira, as variações positivas nos preços da arroba não foram generalizadas, “visto que ainda há muita cautelada entre os compradores de gado quanto a intensidade da demanda interna da carne bovina no atacado.