China reabre mercado para carne bovina do Reino Unido.
O Reino Unido recebeu sinal verde para voltar a exportar carne bovina ao mercado da China, colocando fim a um embargo de 20 anos ocasionado pela crise da doença da “vaca louca” (encefalopatia espongiforme bovina, BSE, na sigla em inglês).O protocolo entre os dois países foi assinado pelo ministro britânico da Agricultura, Robert Goodwill, e o embaixador da China no Reino Unido, Liu Xiaoming.
O acordo, que prevê o ingresso dos primeiros lotes de carne britânica até o final deste ano, pode render em torno de 230 milhões de libras esterlinas ao Reino Unido nos primeiros cinco anos pós-reabertura.A decisão chinesa ocorreu depois de uma séria de visitas técnicas da equipe encarregada pela inspeção sanitária do governo da China.
O chefe do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Hortícola (AHDB) da Ásia-Pacífico, Jonathan Eckley, disse ao portal GlobalMeatNews que toda a cadeia de fornecimento de carne bovina, em todo o Reino Unido, foi visitada pelos delegados chineses.O diretor de desenvolvimento do mercado internacional da AHDB, Dr. Phil Hadley, disse: “O anúncio de hoje é uma notícia fantástica para os nossos processadores de carne, que devem se beneficiar enormemente das oportunidades que este novo acordo apresenta”. “Estamos ansiosos para ver os primeiros embarques com destino à China”, acrescentou.