Curso de doma racional fez qualificação em Paranaíba
O tempo em que o domador demonstrava a sua “valentia” por meio da agressividade e força para subjugar cavalos ficou para trás. Utilizando a inteligência e a técnica, ao contrário da tradicional, que usa a força e violência, a doma racional melhora o relacionamento homem-cavalo, proporcionando resultados positivos em diversas atividades.
No período de 23 à 27 de abril através do Sindicato Rural de Paranaíba, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), proporcionou gratuitamente o curso de Doma Racional em parceria com Jose Arnaldo no Haras Morimoto, qualificando os alunos tanto para a lida do campo, quanto para a prática esportiva e pra quem usa do animal para a prática de lazer.
A programação do treinamento contou com noções de eixo mobilizador, conceito de doma, perfil de domador, local adequado, técnica de cabresteamento, técnica de aproximação e aceitação, entre outros. Segundo o instrutor do Senar-MS, Joao Soares, a doma racional é a melhor alternativa tanto para cavalo de serviço como também para animais destinados para lazer e esporte. “Com a doma racional, o cavalo fica mais confiável e manso e tem a sua vida útil prolongada. O sistema antigo deixa o animal medroso, além de provocar ferimentos e traumas físicos”, explicou o educador.