Curso de Inseminação Artificial foi realizado em Paranaíba.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) ofereceu no período de 18 à 22/02 o curso de ‘Inseminação Artificial no município de Paranaíba em parceria com o produtor Paulo Borges na Fazenda Leblon.
Nível de Remuneração: FPR- Formação Profissional Rural
Objetivos: Compreender e aplicar os conhecimentos científicos disponíveis na área de Inseminação Artificial de Bovinos, participando efetivamente de atividades téorico-práticas.
Programação:
- Introdução (A missão e os objetivos do Senar-AR/MS e os objetivos do evento)
- Considerações gerais sobre Inseminação Artificial
-Organização e planejamento da propriedade para a implantação da Inseminação Artificial
- Noções de Anatomia e Fisiologia do aparelho reprodutor feminino e masculino.
- Identificação do Cio
- Horário da Inseminação Artificial
- Considerações Gerais sobre o Sêmen
- Prática de Introdução de Pipetas
- Manejo de Botijão
- Procedimento sequencial da Inseminação Artificial
- Medidas de Segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (Desenvolvidos aos longo do evento)
O curso de ‘Inseminação Artificial teve 10 participantes e 40 horas de duração. O sindicato Rural agradece o produtor Paulo Baorges na Fazenda Leblon,pelo acolhimento do curso. O presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz ressaltou a participação de mulheres na realização deste curso. “Ficamos felizes em ver uma senhora participando deste curso, foi um fato diferenciado e aplaudido pelos demais participantes (homens). Que outras senhoras também tomem o gosto por esta profissão e realizem os cursos do Senar”, ressaltou o presidente.