Abrafrigo espera crescimento de 5% nas exportações de carne bovina
As exportações brasileiras de carne bovina em janeiro ficaram próximas do registrado no ano passado, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) junto aos dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A entidade estima crescimento de 5% nas exportações brasileiras de carne bovina este ano.
No total, o país enviou 123,5 mil toneladas de carne bovina para o mercado externo no último mês ante 123,7 mil em igual período de 2018. Com as vendas mais fracas, houve queda 12% na receita gerada pelas exportações, para US$ 457,3 milhões.
Os principais destinos das exportações brasileiras foram a China, com 41,45 do volume exportado. O Egito foi o segundo maior comprador, com 14,15 mil toneladas (crescimento de 10% ante o ano passado) e o Chile o terceiro, com 6,6 mil toneladas (queda de 6,4%). A Rússia, que retomou a importação de carne bovina brasileira no final do ano passado, adquiriu pouco mais de 3 mil toneladas em janeiro ante mais de 150 mil toneladas em igual período de 2017.