Animais serão premiados na 15ª Expoleite
A 15ª Expoleite que será realizada pela ACGRP (Associação de Criadores de Girolando da Região de Paranaíba) está com aprogramção já definida. A competição terá início no dia 28 de junho com a Entrada dos Animais para o Torneio Leiteiro e a1ª ordenha começa no dia 01 de julho e termina dia 06 de julho com o julgamento e premiação da raça Girolando. O VII Leilão Leiteiro de Paranaíba com animais girolando registrados será realizado no dia 05/07 às 19hs com transmissão virtual.
Gustavo Panucci, presidente da Associação de Criadores de Girolando de Paranaíba explicou que no ano passado estiveram participando 8 animais no torneio e para este ano já estão inscritos 12 animais.
O presidente do sindicato rural Nilo Alves Ferraz falou “do investimento em qualidade e aprimoramento genético com boas matrizes e sêmen com certeza são a garantia de descendentes cada vez melhores e com maior produtividade. O esperado dos animais desta raça é produção de leite com longevidade, além de fertilidade, já que para ele seja representativo e promissor na propriedade”.
Os critérios para o julgamento dos animais são: morfologia, que é o biotipo animal, com morfologia de produção, que são as características do animal e sua capacidade de transformar isso em leite. O julgamento é a harmonia e o conjunto desse equilíbrio de racial com produção e com estrutura.
Durante o julgamento serão premiados os animais vencedores do Torneio Leiteiro, sendo divididos em duas categorias: vaca; e novilha, animais de primeira cria. No ano de 2016 os vencedores do torneio leiteiro foram os seguintes:
Categoria Vaca:
1º - Oferta Lins - 50,04Kg de Waldir Junqueira de Andrade - Lins/SP.
2º - Serenata da Lagoa Santa -34,51Kg de Ronie Rodrigues - Lagoa Santa/GO.
3º - Neblina Lins-34,31Kg de Waldir Junqueira de Andrade - Lins/SP.
4º - Esmeralda da Rural-22,41Kg de Martinho Mello de Oliveira - Paranaíba/MS
Na categoria novilha:
1º - Caraca Lins - 43,17Kg de Waldir Junqueira de Andrade - Lins/SP.
2º - Majestade da Rural -20,36Kg de Martinho Mello de Oliveira - Paranaíba/MS.
Nos anos anteriores os animais recebiam a premição em medalhas e troféus, segundo Gustavo Panucci este ano a Associação deverá ter em mãos uma premiação de R$8 mil reais para ser entregue aos vencedores do ano de 2017.