Sindicato Rural e Senar/MS realizaram curso de Operação e Manutenção de Motosserra

11/03/2020

O Sindicato Rural de Paranaíba, em parceria com o SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem  Rural, ofereceu o curso de Operador de Motosserra/Manutenção e Operação. As atividades aconteceram entre os dias 04 a 06 de março no Centro Rural dos Coqueiros (Assoparc). O curso teve carga horária de 24 horas e contou com 10 participantes.

Sebastiao Luiz Thomaz, instrutor do SENAR, contou que os participantes aprenderam no curso toda parte técnica e informações sobre a utilização com segurança. “Esse curso vai envolver toda parte de manutenção da motosserra, a mecânica, a parte de lubrificante, dosagem de óleo dois tempos, recomendação de uso, tempo de descarbonização, parte de EPI, segurança no trabalho, carburação da máquina, regulagem do carburador, desmontagem e limpeza do carburador, afiação de corrente e também a parte de operação da motosserra, que envolve a derrubada de árvore e técnicas de corte para derrubar uma árvore de forma segura e adequada”.

Segundo o Instrutor do Senar/MS, cada curso é um aprendizado, tanto para o aluno, como para o professor, pois é uma troca. “É obrigatório ter um curso de motosserra. Não vale de nada ter 10 anos de experiência sem um certificado que habilite usar a ferramenta.”, explica.