SINDICATO RURAL E SENAR/MS REALIZARAM CURSO DE IMPLANTAÇÃO E MANEJO BÁSICO DE HORTAS

27/07/2020
De 15 a 17 de maio foi realizado o curso de Implantação e Manejo Básico de Hortas na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Paranaíba-MS, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-MS, em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba. O instrutor Paulo Mitio Tanoye explicou que foram oferecidas aulas teóricas e práticas sobre a produção de mudas, preparo do solo, adubação, planejamento e gestão do cultivo de hortaliças.

O curso tem como objetivo conhecer o sistema de produção de hortaliças e utilizar as informações para a implantação e manejo de horta, participando efetivamente de atividades teórico-práticas. Dentre os assuntos tratados esteve à importância das hortaliças, definição da área para implantação da horta e definição do local para construção de canteiros (sementeiras, mudas, covas, depósito de matéria orgânica, canteiro de plantio direto). O curso teve carga horária de 36 horas e participação de 12 alunos.

O curso teve como programação: Eixo mobilizador: missão do SENAR e objetivos do curso 1. diagnostico 2. importância das hortaliças 3. escolha da área de cultivo 4. construção de canteiros 5. correção da área 6. adubação dos canteiros 7. cobertura do solo 8. plantio das hortaliças 9. tratos culturais das hortaliças 10. colheita, armazenamento e comercialização das hortaliças 11. tecnologia aplicado no cultivo de hortaliças - temas transversais: medidas de segurança no trabalho, meio ambiente, novas exigências profissionais e cidadania (desenvolvidos ao longo do evento).

O Sindicato Rural de Paranaíba agradece a APAE, instrutor e alunos e informa que a agenda de cursos está disponível no site www.sindicatoruralparanaiba.com.br/agenda.

Para maiores informações no Sindicato Rural de Paranaíba ou pelo telefone (67) 3668-1017.