Sindicato Rural e Senar oferecem Curso de Cultivo de Hortaliças em Ambiente Protegido – Agricultura Urbana

Silvana Machado
24/06/2019

Os olericultores interessados em aprender sobre a plasticultura, ou seja, o cultivo em ambiente protegido, tiveram a oportunidade de realizar um curso gratuito, ofertado pelo SENAR, por meio do Sindicato Rural de Paranaíba. O curso teve início dia 11 e terminou 14/06. A capacitação teve carga horária de 40 horas, e foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, com aulas teóricas e práticas no Assentamento Serra.

“O conteúdo programático envolve definições de cultivo protegido, tipos de estruturas, aspectos gerais da construção de estufas, local de instalação, modelos de estufas agrícolas, materiais utilizados para cobertura, sistemas de irrigação, produção de mudas, sistemas de cultivo de plantas, cultivo no solo e hidropônico, controle fitossanitário, tipos e funções dos filmes plásticos, das telas ou malhas agrícolas e do mulching; além das principais hortaliças cultivadas em estufa, como alface, tomate e pimentão”, explicou o instrutor Antônio Minari Júnior.

O presidente do Sindicato Nilo Alves Ferraz disse "Queremos mostrar que é possível produzir com maior qualidade, de forma sustentável e racional, assegurando saúde financeira aos produtores e alimentos de qualidade para os consumidores. Nosso objetivo é ajudar cada produtor isoladamente, vendo como é na prática e como ele pode fazer para adaptar ou "melhorar a sua produção".