Skip directly to content

Senar/MS oferece curso de produção de conservas de frutas para fomentar renda do produtor

O cursos foi ministrado no Assentamento Serra.
Por: 
Silvana Machado
06/05/2019

A produção de conservas é alternativa de aproveitar o excedente de frutas  e contribui para a melhoria da qualidade da alimentação familiar, além de gerar renda. Para qualificar produtores rurais de Paranaiba, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul ofereceu capacitação em Produção Caseira de Conservas de Frutas, nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Assentamento Serra.

 

Segundo a instrutora do Senar/MS, Ana Carla Silva, a produção de conservas é colocar o pomar dentro de vidros. “Usamos essa expressão para evidenciar a qualidade e o sabor que as conservas têm”, explica. O curso qualificou 12 produtores familiares habilitando-os na produção de doces de frutas, em pasta ou em calda. A fabricação de conservas permite ao produtor e trabalhador rural aproveitar até 100% de alguns alimentos, como por exemplo, o maracujá para produção de suco, geleia e farinha. A instrutora do Senar/MS explica que a durabilidade da conserva valoriza o produto e permite o aproveitamento de frutas como banana, laranja, mamão e maracujá . “Além de aproveitar esses produtos, que podem durar até 12 meses, a fabricação agrega valor."

 

Ela ainda explicou que o processo de produção consiste na higienização correta dos alimentos, no preparo que varia de acordo com a receita e a esterilização e pasteurização dos vidros utilizados para conserva. “A limpeza desses alimentos é fundamental e deve ser feita com a imersão em solução clorada. Além disso, os recipientes recebem esterilização com tratamento térmico de 20 minutos e, em seguida, o resfriamento da pasteurização, que garante qualidade do produto e segurança no consumo”, explica. Para realizar esta fabricação não é necessário maquinário específico, mas local ou área própria de produção com utensílios e estruturas básicas, como instalação de pias, ralos coletores, pisos e paredes de fácil higienização e lixeiras. O curso de fabricação caseira de conservas de frutas possui duração de 24 horas e abordou práticas de manipulação de alimentos, processo de esterilização de vidros, técnica de cristalização de frutas e preparo de doces e geleias.