Skip directly to content

Senar/MS e Sindicato ministram curso de Operação de Colhedora de Cana-de-Açúcar.

Por: 
Silvana Machado
24/02/2020

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul (Senar/MS) capacitou 11 profissionais no município de Paranaíba, para que atuem na área de Colheita Mecanizada, Transporte e Controle de Qualidade. O objetivo é aproveitar o período de entressafra da cana-de-açúcar para levar novos conhecimentos para os trabalhadores, melhorando o fluxo de atividades das usinas. As aulas teóricas foram no Sindicato Rural e as práticas na FM Ferraz.

 

No conteúdo estão programadas aulas que abrangem diversos assuntos como:  normas de segurança, preservação do meio ambiente na operação de tratores e implementos agrícolas, além de um módulo de comportamental, priorizando a saúde do trabalhador, a motivação e as necessidades humanas.
“É uma considerável mudança de cultura, pois os operadores de máquinas na colheita mecanizada passarão a ser também responsáveis pela manutenção dos equipamentos, algo muito comum em outras culturas, como colheita de soja, milho e grãos em geral”.

 

Segundo o instrutor do curso do Senar-AR/MS João Acácio Motta, o ideal mesmo é que o os treinamentos com estes equipamentos sejam feitos no início da safra.“Quanto melhor a equipe estiver treinada e consciente do equipamento com que trabalha, melhor será o resultado final, já que haverá maior rendimento operacional, menor índice de quebra, melhor produtividade e qualidade na operação. Com a qualificação profissional rural as empresas já compreendem que há diversos benefícios, especialmente financeiro, com a diminuição de custos”, salientou Acácio.