Recuperação produtiva do cerrado une 4 mil produtores de 9 estados e DF

Ministra Tereza Cristina lança o Projeto Paisagens Rurais com apoio do BIRD e parceira da Agência Técnica Alemã.
Portal DBO
04/04/2019

O Projeto Paisagens Rurais, divulgado nesta quarta-feira, 3 de abril,  vai capacitar e prestar assistência técnica e gerencial a 4 mil produtores rurais de nove estados e do Distrito Federal. Um trabalho totalmente voltado para a recuperação ambiental produtiva do cerrado e a geração de renda.A iniciativa  coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro, do Ministério da Agricultura, lançada pela Ministra Tereza Cristina, tem o apoio do Bird e parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Embrapa  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).O programa une meio ambiente e agricultura, fato destacado pela Ministra Tereza Cristina: “Para preservar o meio ambiente é preciso ter a agricultura consciente, a agricultura trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável”. E concluiu que agora oi produtor rural ganha mais condições para preservar o meio ambiente.

O cerrado é o bioma mais produtivo do país, de onde saem todos os alimentos e todas as riquezas para alimentar o Brasil e o mundo, enfatizou a Ministra. “É ali que temos grande parte da água potável do Brasil. Um dos grandes reservatórios mundiais está no cerrado, e temos de cuidar de nossa água, de nosso solo, precisamos dar condições para que nosso produtor possa fazer isso, principalmente o pequeno, aquele que mais precisa”O Paisagens Rurais terá US$ 21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF), disponibilizados por meio do Programa de Investimentos em Florestas (FIP). Foram selecionadas preliminarmente 53 ottobacias, que cobrem uma área de 12,5 milhões de hectares, distribuídos em nove estados do Cerrado: Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul,  Mato Grosso, Piauí, São Paulo e Tocantins. Imóveis rurais do Distrito Federal serão utilizados como áreas demonstrativas.“Sou uma defensora de que a sustentabilidade só vem via produção, desenvolvimento e renda. Lugar onde tem pobreza extrema não tem preservação. Cada vez mais, precisamos mostrar o que o Brasil já tem e já vem fazendo. São poucos países do mundo que têm”, concluiu a Ministra.

No lançamento do Projeto Paisagens Rurais, a ministra Tereza Cristina contou com a participação do embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, da diretora interina do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Doina Petrescu, e do presidente da Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA), João Martins.Todos destacaram os benefícios do projeto para a recuperação ambiental de paisagens degradadas do cerrado. Além de permitir ao pequeno produtor se adequar ao cumprimento do Código Florestal. A Ministra Tereza Cristina disse que, ao estar regularizado e com a propriedade dentro dos parâmetros do Código Florestal, o produtor vai poder, no futuro, usufruir da preservação que vai estar fazendo.