Paranaíba: Cultura da Soja em expansão

04/12/2018
A Fundação Chapadão em parceria com o Sindicato Rural de Paranaíba realizou no início de dezembro o plantio de variedades de soja que farão parte do experimento safra 2018/2019. O plantio foi realizado na Fazenda Mascote de propriedade do associado Dr. Milton Macedo de Jesus. Esta será a sexta safra seguida que é realizada o experimento. Os resultados obtidos nos anos anteriores permitiram concluir que Paranaíba está apta para o cultivo da soja. Deste modo, um resumo dos resultados obtidos anteriormente foram objeto de um comunicado técnico emitido pela Fundação Chapadão com a intenção de divulgar Paranaíba como uma nova fronteira agrícola da cultura da soja e incentivar esta atividade na região.

Segundo o secretário do Sindicato Rural de Paranaíba e filho do proprietário da Fazenda Mascote, Fábio Macedo, a lavoura experimental desta nova safra está tendo um excelente desenvolvimento e os resultados obtidos nos anos anteriores incentivaram os primeiros produtores a investir na atividade no município. “Na safra 2018/19 aumentamos a área de lavoura comercial plantada na fazenda e já preparamos novas áreas para uma expansão ainda maior na safra 2019/20, sabemos de outros produtores com áreas bem maiores que também foram plantadas. Torcemos pelo sucesso de todos para que incentive mais pessoas a entrar na atividade com segurança nos próximos anos.

O trabalho realizado pela Fundação Chapadão em parceria com o Sindicato Rural é essencial para a segurança e incentivo desta nova alternativa para o agronegócio do município”. Estima-se que a área plantada de soja em Paranaíba na safra 2018/2019 já seja superior a 4000ha. “Sabemos que 4000ha de lavoura de soja em um município como o Chapadão do Sul não é nada, mas quando lembramos que há menos de 10 anos não existia soja em Paranaíba e que nos últimos anos a soja existente era apenas a experimental de 5ha, percebemos a importância da pesquisa e que o trabalho iniciado em 2013 começa a colher os primeiros frutos”, concluiu Fábio.

Extremamente feliz por ver o trabalho iniciado pelo Sindicato Rural juntamente com a Fundação Chapadão está incentivando o desenvolvimento de uma nova atividade no município, o presidente Nilo Alves Ferraz demonstra toda sua felicidade e satisfação. “Esperamos que os primeiros a investirem na soja na nossa cidade tenham sucesso e incentivem mais produtores a investirem nesta cultura sempre com assistência técnica competente, gerando emprego e renda e trazendo desenvolvimento para o município. Ficamos muito felizes em saber que este trabalho realizado pela Fundação Chapadão e o Sindicato Rural de Paranaíba está obtendo sucesso e poderá colaborar com o desenvolvimento do agronegócio de nossa cidade e região”, finalizou.