Lideranças rurais participaram da abertura da Expopar 2019.

01/07/2019

A abertura oficial da 57ª Expopar e 17ª Expoleite foi realizada no dia 28 de junho no Parque de Exposições “Daniel Martins Ferreira” e contou com a presença do diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; do vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes, o presidente do MNP/MS, Rafael Gratão; a sub-secretária especial da Cidadania, Luciana Azambuja, o prefeito Ronaldo Miziara; os deputados estaduais: Coronel David e João Henrique Cataman; o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen; o ex-governador do estado, Marcelo Miranda; o vice-presidente do Conseleite, Wilson Igi e os presidentes dos sindicatos rurais de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez e de Chapadão do Sul, Lauri Dalbosco, entre outras autoridades. O homenageado deste ano foi o Produtor Rural Sr. Edu Mariano de Souza, que já teve vários cargos na diretoria do Sindicato Rural.

A meta da erradicação da febre aftosa em Mato Grosso do Sul, o anúncio do acordo bilateral entre o Mercosul e a União Europeia e a reforma da previdência foram os temas destacados pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba, no sábado (29). Saito estava acompanhado do deputado federal, Beto Pereira e do diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold. O grupo foi recepcionado pelo presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Nilo Alves Ferraz. O encontro, durante a feira contou com a presença do prefeito municipal, Ronaldo José Severino de Lima; do vice-presidente do Conseleite, Wilson Igi; e do ex-presidente do sindicato, Wilberto Amaral.

A comitiva de lideranças participou da palestra da analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, sobre Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. Sobre os assuntos destacados, Saito salientou: “O objetivo é pensar no Brasil, por isso, é imprescindível que a reforma previdenciária seja aprovada. Enquanto cidadãos, nós, produtores rurais, responsáveis por um setor que em meio a tanta crise é superavitário, precisamos dar força à medida”, afirmou. O presidente da Federação acrescentou: “De nada adianta termos a melhor carne do mundo, no quesito sanidade, senão cumprirmos com as metas do PNEFA. Precisamos muito do status de livre de febre aftosa sem vacinação para abrir novos espaços para o nosso produto”.

O anfitrião, o presidente do sindicato rural, Nilo Alves Ferraz, falou sobre a presença de autoridades no evento. “Paranaíba os recebe de braços abertos, para conhecer nossa exposição e para discutir temas de relevância para os nossos produtores rurais”. Em seguida, o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, reforçou os desafios para a sanidade animal, principalmente, em relação ao PNEFA: “Precisamos utilizar a tecnologia da informação e trabalhar com eficiência. Sobre a IAGRO precisamos trabalhar a gestão financeiras dos recursos e fortalecer nossa base”. O deputado federal, Beto Pereira, deu destaque à representatividade rural. “A Famasul se consolidou como instituição de respeito e de credibilidade, uma imagem construída ao longo do tempo”.