JBS lança protocolo de tipificação multirraças

Marca 1953 foi desenvolvida com base em estudos da Unicamp e engloba todo tipo de raças europeias e zebuínas. Premiação pode chegar a até R$ 13 por @
Estadão Conteúdo
20/03/2018

A JBS lançou, por meio da marca 1953, um protocolo de tipificação multirraças para a compra selecionada de animais que reúnam determinadas características buscadas pela empresa, mediante a pagamento de prêmio ao pecuarista. Segundo a empresa, com o programa, criadores poderão incrementar sua produção com o cruzamento de diversas raças europeias de corte e zebuínas e ter acesso a bônus por arroba produzida. Lançada pela JBS no início deste ano, a marca 1953 levou a oferta de carne bovina premium para grandes redes de varejo. A empresa aponta crescimento da demanda por esse tipo de produto, que no último ano cresceu cerca de 70% em volume em relação a 2016.

Para criar o programa de tipificação, a JBS diz que realizou testes com o apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Os resultados demonstraram que a carne de alta qualidade não está restrita a uma ou outra raça bovina, tampouco a um único sistema de produção", diz a companhia, em nota. Os prêmios pagos aos criadores que aderirem ao protocolo 1953, entregando novilhas e novilhos castrados, jovens e bem terminados, podem chegar a até R$ 13 por arroba. Para o início da adoção do programa, a JBS diz que possui oito unidades produtivas habilitadas para atender os pecuaristas em Vilhena, RO;  Marabá, PA; Campo Grande, MS; Iturama, MG; Juara, Pontes e Lacerda, Diamantino e Barra do Garças, MT.