Curso de doma racional fez qualificação em Paranaíba

Curso de qualificação do Sindicato Rural em parceria com o Senar/MS
04/12/2017

O tempo em que o domador demonstrava a sua “valentia” por meio da agressividade e força para subjugar cavalos ficou para trás. Utilizando a inteligência e a técnica, ao contrário da tradicional, que usa a força e violência, a doma racional melhora o relacionamento homem-cavalo, proporcionando resultados positivos em diversas atividades.

No período de 27 de novembro à 01 de dezembro  através do Sindicato Rural de Paranaíba, em parceria com o Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), proporcionou gratuitamente o curso de Doma Racional na Fazenda Cavalim,  qualificando os alunos tanto para a lida do campo, quanto para a prática esportiva  e pra quem usa do animal para a prática de lazer.

A programação do treinamento contou com noções de eixo mobilizador, conceito de doma, perfil de domador, local adequado, técnica de cabresteamento, técnica de aproximação e aceitação, entre outros. Segundo o educador do Senar-MS, Reginaldo Soares Rodrigues, a doma racional é a melhor alternativa tanto para cavalo de serviço como também para animais destinados para lazer e esporte. “Com a doma racional, o cavalo fica mais confiável e manso e tem a sua vida útil prolongada. O sistema antigo deixa o animal medroso, além de provocar ferimentos e traumas físicos”, explicou o educador.