Skip directly to content

China reabre mercado para carne bovina do Reino Unido.

Acordo rompe uma longa barreira de 20 anos ao produto britânico.
Por: 
Portal DBO
18/06/2019

O Reino Unido recebeu sinal verde para voltar a exportar carne bovina ao mercado da China, colocando fim a um embargo de 20 anos ocasionado pela crise da doença da “vaca louca” (encefalopatia espongiforme bovina, BSE, na sigla em inglês).

O protocolo entre os dois países foi assinado pelo ministro britânico da Agricultura, Robert Goodwill, e o embaixador da China no Reino Unido, Liu Xiaoming.

O acordo, que prevê o ingresso dos primeiros lotes de carne britânica até o final deste ano, pode render em torno de 230 milhões de libras esterlinas ao Reino Unido nos primeiros cinco anos pós-reabertura.

A decisão chinesa ocorreu depois de uma séria de visitas técnicas da equipe encarregada pela inspeção sanitária do governo da China.

O chefe do Conselho de Desenvolvimento Agrícola e Hortícola (AHDB) da Ásia-Pacífico, Jonathan Eckley, disse ao portal GlobalMeatNews que toda a cadeia de fornecimento de carne bovina, em todo o Reino Unido, foi visitada pelos delegados chineses.

O diretor de desenvolvimento do mercado internacional da AHDB, Dr. Phil Hadley, disse: “O anúncio de hoje é uma notícia fantástica para os nossos processadores de carne, que devem se beneficiar enormemente das oportunidades que este novo acordo apresenta”. “Estamos ansiosos para ver os primeiros embarques com destino à China”, acrescentou.