Brasil poderia reduzir imposto de exportação da carne bovina para China.

Segundo a Minerva, a Nova Zelândia, por exemplo, tem tarifa zero para embarcar carne à China, enquanto os exportadores brasileiros pagam uma taxa de 24%.
Portal DBO
26/11/2019

O CEO da Minerva Foods, Fernando Galletti de Queiroz, afirmou nesta segunda-feira, 25, que o Brasil tem a possibilidade de eliminar os impostos de exportação de carne bovina para a China.

“Neste momento em que os chineses têm ampla necessidade da proteína, podemos negociar redução nos impostos”, disse o executivo durante o Minerva Day. Ele lembrou, ainda, que a Nova Zelândia tem tarifa zero para embarcar carne à China, enquanto os exportadores brasileiros pagam uma taxa de 24%. A forte demanda por proteína animal pela China vem na esteira da peste suína africana (PSA), que dizimou parte do rebanho de suínos do país.

Nesta manhã, Queiroz também apresentou os resultados da Minerva Foods para o terceiro trimestre de 2019. Eles confirmaram o bom momento de mercado que a empresa atravessa. O período foi o sétimo consecutivo com geração de caixa livre positivo. Foram R$ 509,9 milhões, totalizando R$ 1,1 bilhão nos últimos 12 meses. O mercado chinês contribuiu para esse resultado. Desde setembro, a empresa tem 2 unidades habilitadas, além das 5 que já operavam esse mercado. Nas 7 unidades, atualmente são abatidos 9,9 mil bovinos com destino à China, volume 54% acima do cenário anterior.