Apesar de acordo, ABPA nega prática de dumping contra China

Segundo associação, acordo não significa que o setor concorda com a determinação final do governo chinês.
Portal DBO
18/02/2019

Foi anunciado nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, pelo Ministério do Comércio da China (MOFCOM), a conclusão do acordo com as agroindústrias brasileiras de carne de frango, em relação à investigação de práticas de dumping, iniciada em 2017. O governo chinês informou que JBS, BRF e outras 12 empresas brasileiras conseguiram um acordo com as autoridades locais após apresentarem um “compromisso de preço” e não sofrerão a imposição das tarifas.

A  Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou por meio de nota que “É importante esclarecer que, embora o governo chinês tenha divulgado a imposição de tarifas de direito antidumping, elas estão suspensas devido à celebração de um acordo de Price Undertaking (PU), firmado entre empresas do setor e as autoridades chinesas para a aplicação de direitos antidumping”. A associação afirma que “ao mesmo tempo, a conclusão do PU não significa que o setor exportador de carne de frango do Brasil concorde com a determinação final do processo”.

Segundo a ABPA “não houve práticas de dumping e não há qualquer nexo causal entre as exportações de produtos avícolas do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais. As provas já foram apresentadas pelo setor produtivo do Brasil”. A companhia também afirmou que tem defendido tal afirmação desde o início da investigação. Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e o Governo Brasileiro identificaram diversas violações no acordo internacional antidumping pela autoridade chinesa na análise de dano e nexo causal ao longo do processo, diz o comunicado da associação. “O Conselho Diretivo da ABPA analisará a decisão chinesa e submeterá suas considerações ao Governo Brasileiro para a decisão sobre futuras ações”, finalizou a nota.