Abate de bovinos sobe 1,6% no 1º tri ante 2018, diz IBGE.

Mato Grosso manteve a liderança no abate de bovinos, com 17,1% da participação nacional.
Portal DBO
14/06/2019

O abate de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária no país somou 7,89 milhões de cabeças de bovinos no primeiro trimestre de 2019, segundo dados da Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 13 de junho. O resultado representa avanço de 1,6% ante igual período de 2018, mas recuo de 3,6% ante o trimestre imediatamente anterior.

No total, foram abatidas 121,06 mil cabeças de bovinos a mais no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado, com aumentos em 14 das 27 Unidades da Federação. O abate gerou a produção de 1,94 milhões de toneladas de carcaças, o que representa um aumento de 2,7% em comparação com o mesmo período de 2018 e uma redução de 6,3% em relação ao trimestre imediatamente anterior. O peso médio das carcaças foi de 246,11 kg, avanço de 1,1% em relação a 2018 e queda de 2,8% ante o 4° trimestre de 2018.

Entre os destaques estão Mato Grosso (+144,40 mil cabeças), Tocantins (+35,59 mil cabeças), Rondônia (+27,87 mil cabeças), Mato Grosso do Sul (+25,59 mil cabeças), Paraná (+11,60 mil cabeças) e Santa Catarina (+3,90 mil cabeças). Já as quedas mais intensas ocorreram no Pará (-36,93 mil cabeças), Minas Gerais (-25,53 mil cabeças), Goiás (-23,29 mil cabeças), Rio Grande do Sul (-14,51 mil cabeças), São Paulo (-11,23 mil cabeças), Acre (-9,56 mil cabeças), Maranhão (-9,46 mil cabeças) e Bahia (-9,27 mil cabeças).

Mato Grosso manteve a liderança no abate de bovinos, com 17,1% da participação nacional, seguido por Mato Grosso do Sul (11,3%) e São Paulo (9,8%).